sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Padaria vende pão. Banco vende dinheiro

Do mesmo modo que as padarias vendem pão, as sorveterias vendem sorvetes e os bancos vendem dinheiro. Isso mesmo. Nós damos dinheiro no caixa da padaria para levar nosso pão e leite de cada dia. No banco, nós pegamos empréstimo ou entramos no cheque especial e pagamos esse dinheiro extra com... mais dinheiro. Assim, se eu pegar emprestado com o banco R$ 100, tenho de devolver R$ 140. Os R$ 40 são o custo do dinheiro que peguei emprestado, assim como pago R$ 3 para comprar 4 pãezinhos.

Esse preço cobrado pelo banco é estabelecido por uma matemática que inclui o juro de referência (taxa Selic), mais o lucro do banco, mais as taxas embutidas na operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário